A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Carta para os Senadores

Os integrantes da comunidade União Pela Ética e Cidadania, vêm, por meio deste, manifestar seu repúdio ao Sr. Renan Calheiros, Presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Diante do exposto abaixo, exigimos respeito à democracia e à Instituição Congresso Nacional, conclamando-os ao retorno imediato da ordem condizente a ética rasgada pelo então senhor, que arvorado no Poder, luta pela sua manutenção indecorosa em tão nobre Casa.

No final de Maio deste, a revista Veja faz a denúncia do suposto pagamento, pelo lobista da empreiteira Mendes Júnior, à jornalista mãe de uma filha adulterina do Senador Renan, de valores correspondentes ao que seria uma pensão alimentícia. No dia 25 de maio, conforme noticiado pela Folha Online, alguns senadores, tanto da situação como da oposição, anunciam cautela sobre o assunto e pedem que esperem pronunciamento deste, que só vem a público no dia 28, e na maior desfaçatez faz uso, não da Tribuna do Plenário apropriada e condizente com o momento e a situação, mas sim da cadeira que o alça ao grande senhor do Poder, e desta, sem que lhe fossem requisitadas provas, em tom apelativo ao emocional de cada presente, lança para escárnio futuro, as suas primeiras mentiras em forma documental.

Criou-se então o Primeiro Conselho de Ética do Senado Negligente, visto que, em qualquer organização que se preze, os conselhos existem para dirimir erros ou dúvidas, e a Casa que foi espelho de Rui Barbosa, até então jazia no beneplácito das certezas absolutista do comportamento ilibado e virtuoso de seus pares.

Virtuosidade no Brasil vigente, apenas possuem os que conseguem sobreviver com o salário mínimo; os que conseguem esperar por mais de 06 meses para agendar um exame médico; os que conseguem, após madrugadas ao relento, garantir uma vaga para seus filhos nas escolas públicas; os que conseguem se livrar das balas perdidas da insegurança reinante; os que conseguem afugentar de seus filhos os narcotraficantes que tentam adotá-los; os que conseguem fazer uma refeição digna, porque as três, prometidas pelo salvador da nação, ficaram nos palanques e nas falácias, etc.

Conselho criado, começa a dança do crioulo doido para acender o forno da Pizzaria e entra em cena os guardiões da honra do pseudo-homem íntegro, cujo único pecado, foi ser adúltero, mas já havia obtido o perdão da esposa e sendo assim, os documentos apresentados deveriam ir à fogueira sem comprovação da autenticidade, pois o homem probo e reto não necessita de defesa... Ledo engano, entra em cena quem não consente com a ilegalidade (PSOL) e a guerra tem início, num vendaval de acusações e dissoluções. Cai presidente, cai relator, surgem novos nomes, nomes que ficam no comando menos de doze horas e num festival anárquico, chegaram ao atual Conselho. Conselho ainda mais distinto, pois depende de três relatores para o mesmo fim e entre estes aquele que solta a corda, mas não larga o osso da vergonhosa defesa do até agora, indefenso Senador.

As notícias a cada dia foram se avolumando. Vide algumas das mais de 2.800 noticiadas pela Folha Online.

Na Folha de São Paulo, mais de 3.400 notícias.

A cronologia do caso Renan no Estadão.

Caso Renan Calheiros, A renúncia da Ética, na Revista Espaço Acadêmico.

No G1.

Em O Globo.

Cada documento apresentado até agora, não dá para dizer que não esteja chafurdado em algum tipo de leviandade ou maracutaia e não podemos acreditar que por trás de outras fontes, às quais o povo brasileiro não tem acesso, estas denúncias contra ele não sejam ainda mais danosas e mais ultrajantes.

Não queremos saber se este tem recurso para pagamento de pensão alimentícia, mas sim quais os meios utilizados para auferir suas riquezas, já que informações contidas em seu imposto de renda e também noticiado na imprensa, sua fortuna em pouco mais de duas décadas, excedem em muito aos rendimentos providos pela sua atuação como parlamentar.

Senhoras e Senhores Senadores, é hora de cortarem na própria carne ou devemos aceitar que tal e qual o filho ilustre do Presidente da Nação, que de simples biólogo passa a ser parte da elite privilegiada ao arrepio dos órgãos competentes para investigar ilicitude ou enriquecimento inadequado à seus provimentos anteriores?

Não, não e não! Não podemos compactuar com mais um ato desavergonhado! Faltou decoro ao Senador como patriarca de sua própria família, mas isso é lá com sua consciência moral, e faltou decoro e ética com a coisa pública, pois ainda que fossem pequeninos deslizes, ainda assim, sobre este não poderia existir mácula para conduzir o Congresso Nacional, bem como na falta do Presidente e Vice, assumir o comando da Nação!

Nós não compactuamos e não agüentamos mais tantos despautérios! Os gritos já ecoam pelas ruas. As manifestações de repúdio aos politiqueiros se proliferam, mas parece que os senhores fazem vistas grossas a estes, porém saibam que estão lidando com uma panela de pressão em ebulição e não demora muito, o que hoje foram VAIAS viram FORA e aí ninguém mais segura a revolta contida no peito!

Repudiamos veementemente a continuidade do Senador Renan Calheiros na Presidência do nobre Parlamento, bem como invocamos o rigor da lei para que seja investigado e condenado à perda de mandato, caso se configure como verdadeiras todas as denúncias enunciadas nas notícias acima enviadas.

Contando com a lisura de todos, subscreve a UPEC - União pela Ética e Cidadania (comunidade no Orkut).

Em 13 /08/2007

Um comentário:

Glauco disse...

Ester,

que boa carta, espero que consiga mexer com alguns senadores.

Excelente.