A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

EM DEFESA DE RENAN CALHEIROS??

“O presidente do Senado brasileiro Renan Calheiros foi absolvido em um caso que foi "o mais obsceno dos escândalos políticos deste ano no Brasil", informa o principal jornal dos Estados Unidos, o The New York Times.

Tem gente que acha errado que Renan tenha sido absolvido pelos seus pares, pelos seus iguais. Eu, não. Eu acho perfeitamente normal e aceitável.
Senão, vejamos:

1. Renan levou a desonra a seu lar e, por extensão, ao Senado por ter se envolvido com uma jovem e feito uma filha fora do casamento.
Quem não fez a mesma coisa que atire a primeira pedra. O brasileiro ainda sofre de uma doença degradante e perniciosa chamada machismo e acredita que este ato é heróico e que não está fazendo nada de errado. Quanto mais promíscuo, mais respeitado. Por outro lado, a seu redor, pululam mocinhas bonitas que adoram desfilar com o dinheiro de velhos assanhados. Quanto mais dinheiro, mais mocinhas a seu redor.
O lobista pagava as contas? Se não fosse o lobista, seria outro. Tem dinheiro saindo de várias fontes. E quem falou que só ele tem o seu lobista? Mais alguém deve ter lobistas ou outras fontes pagadoras. Ele não é, com certeza, o único velho assanhado envolvido com mocinhas.

2. Usou laranjas para comprar emissoras de rádio e de televisão? Para comprar jornais? Está na moda, não? Culpa dos laranjas. Então vamos criar uma lei que proíba os laranjais de botarem laranjas. Que tal começarem a botar caju? Onde existem laranjais existem laranjas cuja utilidade é exatamente comprar o incomprável.

3. Espionagem ilegal? Onde está, então, a justiça? Palocci fez com o caseiro e ficou por isso mesmo. Aliás, cadastros e dossiês devem ser bem comuns entre pessoas que se toleram, mas que desejam derrubar uns aos outros. Que melhor meio de conseguir o apoio de quem não concorda com você do que tê-lo na gaveta com o rabo bem preso?

4. Desvio de dinheiro dos ministérios controlados pelo seu partido? Bobagem. Se colocar um atrás do outro, os que fazem a mesma coisa, contornaremos a Praça dos Três Poderes.

5. Repassou R$ 280 mil para empresas fantasmas. E daí? Depois do mensalão e outras malas, vamos fazer questão dessa merreca? O homem está milionário. De milhão em milhão se faz um milharal.

Algum dia o Brasil terá um Congresso respeitável. Quem sabe nossos netos verão isto acontecer. E, se aparecer um Renan Calheiros no Senado, não será julgado por seus iguais, será julgado por senadores que honram o título que ostentam.

Ester Azoubel

Nenhum comentário: