A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sábado, 4 de dezembro de 2010

POBRE EXÉRCITO - POBRE PAÍS

Porto Alegre,RS,04 de dezembro de 2010-12-04.

RUI GARAVELO MACHADO

No decorrer da semana, li uma notícia sobre a outorga da Medalha do PACIFICADOR a um Militar que morreu na tentativa de salvar pessoas durante uma calamidade.

Trata-se do Soldado LUIZ FERREIRA, morto durante missão junto a vitimas de enchente, em PERNANBUCO.

Parabéns à família do Sd LUIZ FERREIRA; paz para ele

Ao mesmo tempo, fico recordando que, também, já foram condecorados com a Medalha do PACIFICADOR, pessoas como JOSÉ GENOINO, DIRCEU. DILMA, JOÃO PAULO, SARNEY e outros de mesmo tipo e, isso, deve ter provocado vergonha em todos os que – meritoriamente –foram agraciados anteriormente.

Eu, sem grandes méritos, fui honrado com a concessão da Medalha do PACIFICADOR e, muitas vezes já me flagrei olhando (a Medalha) e com o enorme desejo de devolvê-la por (algumas) péssimas companhias.

Só não faça porque, sem falsa modéstia, julgo que a mereci de acordo com a Legislação que a envolve.

Como poderá ser explicado o ato de uma Alta Autoridade do EXÉRCITO BRASILEIRO propor / conceder, p.ex., a Medalha do PACIFICADOR a Sra DILMA, Sr PALOCCI, Sr JOSÉ DIRCEU, Sr JOSÉ GENOINO e outros semelhantes que NÃO merecem nem o respeito de quem conhece a verdadeira história deles?

Como os atuais Chefes Militares – dentro de curto tempo – explicarão as razões das concessões?

Como o Cmt do EB – dentro de poucas semanas, afastado da Ativa - poderá olhar nos olhos de algum Militar e dizer que agiu com justiça e correção?

Claro que atualmente, o Cmt EB não tem igual eis que vive num mundo de fantasias: quem distribui ordens é um tal de Sr JOBIM – por iniciativa própria e/ou por determinação do Sr LULA o que se reveste num absurdo eis que, ambos são useiros e vezeiros no descumprimento da Constituição.

Vejam, para exemplificar, o que está ocorrendo no RIO: uma Tropa do EB (sem falar na Marinha e Aeronáutica) cumpre missões nos morros Tal e Qual sem respaldo Legal; lá estão sob o Comando Unificado de......
ninguém sabe ....

Se, desgraçadamente, ocorrer um fato singelo, tal como um Civil se negar à revista de um Militar, o que poderá suceder?

O Militar baixa a cabeça ou reage com a força?

Seja lá qualquer for a sua atitude, será punido, pois:

NÃO revistou e deixou de cumprir a ordem recebida;
ou “exagerou” no cumprimento de uma ordem.

Se ficar, o bicho come; se correr, o bicho pega.

Enquanto isso seguem as Reuniões estéreis, as Viagens inúteis e os Jantares nababescos e os Discursos demagógicos e vazios de conteúdo.

Pobre EXÉRCITO.

Pobre PAIS.

RUI GARAVELO MACHADO

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma das coisas que me fez deixar a vida ativa no Exército com certeza foi isso. Servi por 7 anos em Brasilia, que é a fonte das medalhas, sempre fui um bom militar com diversos cursos, aprimorava sempre e uando chegou a minha vez em receber a medalha, que para nós são 02 (dois) pontos a mais, fui passado por colegas e civis que costumama bajular chefes. Consequencia disso atrasou em mais 06 meses minha ultima promoção, a de S Ten. Mas hoje estou na reserva e as vezes lembro dessas coisas e também vejo quem rcebeu a condecoração, os guerrilheiros e mensalistas citados acima. Me sinto honrado em não ter recebido a medalha, pois as pessoas citadas não são exemplo de condutas em suas vidas públicas.