A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


domingo, 2 de janeiro de 2011

A pérola máxima do molusco presidente!

Será que Lula bebeu? Não tem outra explicação. Por Claudio Schamis
31/12/2010 | Enviar | Imprimir | Comentários: 16 | A A A
Que rufem os tambores! Sir Lula vem aí! Um poço de simpatia. O homem das pérolas. O homem sem papas na língua. O destemido. O sem noção ataca de novo.

E logo quem ele resolveu atacar!

Será que Lula bebeu? Já que é final de festa, com certeza entre uma fala e outra de seus sempre últimos discursos ele bebeu. Ou a água estava batizada. Não tem outra explicação.

Num passado recente, Lula, na presença do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que a crise daquele momento era causada por ‘pessoas brancas de olhos azuis’, até porque não conhecia ‘nenhum banqueiro negro’. Uau. Uau duas vezes! Tô passado até agora com essa frase. Linda frase, que tem a cara do Lula, e que segundo seu assessor Marco Aurélio Garcia, que sempre tem uma explicação para as barbaridades que Lula fala, o presidente fala por metáforas. Sim, ele adora isso. Metáforas. E ainda segundo seu assessor, as metáforas não se explicam. São óbvias. E cada um tem uma versão. Então tá tudo explicado. Marco Aurélio garantiu que não houve nenhuma conotação racista. Que fique claro. Mas lá fora não foi o que pareceu.

Mas esse é Lula, o cara!

E Lula tinha que, agora, no apagar das luzes, no frigir dos ovos, soltar talvez a pérola máxima. Ou melhor, a metáfora máxima de seu governo. De seus oito anos de metáforas. Sua frase quase que final.

‘Foi gostoso ver os EUA em crise…’.

Uau (de novo). Essa metáfora pode ser interpretada de várias maneiras. Uma delas é que o presidente sofre de algum tipo de “disfunção erétil” cerebral (talvez), pois sente prazer com coisas diferentes. Que exemplo de homem. Que exemplo de vida. Que exemplo para as criancinhas que o amam e não sabem que debaixo dos caracóis daquela barba se esconde um Shrek. Do mal.

Como pode um presidente dizer que está se divertindo vendo os países amigos se afundarem em suas crises e ver que suas economias estão em frangalhos? Eu já acho que Lula na verdade disse: “Eu sou demais! Eu sou “o cara”. Eu sou o máximo. E ver vocês todos na lama me dá tanto prazer que hoje acho que sei o que é ter um orgasmo internacional”. Mas com certeza seu assessor entrou e redigiu a metáfora para que a frase pudesse ser publicada no horário nobre. Afinal Lula só fala por metáforas. Ele é o homem metáfora.

Corremos o risco de ver Lula ganhar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Ele talvez só não ganhe uma estrela na calçada da fama porque falou diretamente para Obama. E logo ele que conferiu o titulo a Lula de “o cara”. Acho provável que Obama mude um pouco o título para “o cara mais sem noção” que já conheci.

Só falta agora Lula entrar com mais um discurso de despedida em edição especial, tipo ‘Plantão da Globo’, oferecendo ajuda financeira aos EUA. Mas, claro, lembrando que tudo que ele fala não passa de uma metáfora.

Mas é justamente aí que mora(va) o perigo. Se eu pelo menos soubesse isso desde o começo, ia tentar estudar até mais, não só as metáforas e como devemos interpretá-las, mas as várias figuras de linguagem, pois Lula na verdade é um molusco cheio delas. E que as pratica com maestria.

E estou quase convencido de que ele tem razão. Nós que o criticamos, a imprensa de um modo geral e a oposição, é que somos a parte burra, a parte que não entende de nada. Absolutamente nada. E que tudo isso que vimos e ouvimos quer dizer justamente aquilo que nossa interpretação das coisas não alcança.

Só que agora é tarde demais, diria Lula. Vocês é que saíram perdendo, que não conseguiram aproveitar o melhor de mim. Ou seria o melhor de eu? Eu fiz, eu faço. Eu sou demais. Eu vou voltar!

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fumem em ambiente fechado.

Agora é pra valer!

Feliz Ano Novo! Feliz 2011!

Nenhum comentário: