A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


domingo, 20 de março de 2011

Ataques à Líbia roubam a cena da visita de presidente

Folha de São Paulo – Eliane Cantanhêde – 19/03/2011

O ATAQUE À Líbia ROUBOU A CENA NA PRIMEIRA VISITA AO BRASIL DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, COM UM DETALHE QUE DEIXOU AS AUTORIDADES BRASILEIRAS DESOLADAS: OS BOMBARDEIOS COMEÇARAM NA HORA DO BANQUETE E DOS BRINDES DELE E DE dilma rousseff NO ITAMARATY.

OBAMA FEZ UM DISCURSO MUITO RÁPIDO, OFERECEU O TRADICIONAL BRINDE E ACABAVA DE SENTAR À MESA, ÀS 14h30, quando Thomas Donilon, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, aproximou-se e cochichou algo ao seu ouvido: A GUERRA HAVIA COMEÇADO. Simultaneamente, o chefe da assessoria de imprensa do Itamaraty, ministro Tovar Nunes, recebeu a informação pelo celular de um assessor e entrou quase correndo no salão para comunicar ao chefe, o chanceler Antonio Patriota. Patriota deu a volta na mesa e avisou à presidente. OBAMA, Dilma, o chanceler brasileiro e o conselheiro americano falaram então, ali mesmo, sobre a guerra. A Líbia foi o assunto do banquete e permeou todo o dia em Brasília. OCORREU O QUE O Planalto E A DIPLOMACIA BRASILEIRA TEMIAM: QUE O CONFLITO NA Líbia OFUSCASSE A VISITA DE OBAMA NO NOTICIÁRIO INTERNACIONAL.

Desde a véspera, a equipe de Dilma monitorava os passos de OBAMA, temendo que ele pudesse cancelar a vinda de última hora. A primeira providência da presidente, ontem, foi perguntar a assessores se os ataques haviam começado. OBAMA manteve a viagem, mas o episódio atrasou a chegada dele ao Planalto. ANTES DE SUBIR A RAMPA, ELE PARTICIPOU DE UMA LELECONFERÊNCIA PARA DISCUTIR O ATAQUE. Os dois presidentes se reuniam quando um assessor de OBAMA lhe entregou um bilhete. Após ler a mensagem, o presidente disse a Dilma que acabara de dar AUTORIZAÇÃO AO BOMBARDEIO. No Itamaraty, em seguida, o foco de Obama também foi a Líbia, tanto que ELE DETERMINOU QUE O CONSELHEIRO DONILON TROCASSE SUA CADEIRA NA MESA PRINCIPAL POR OUTRA MAIS DISCRETA, DE ONDE PUDESSE ACOMPANHAR A SITUAÇÃO MINUTO A MINUTO.

Nenhum comentário: