A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

SOBRE O ESTADO DE ISRAEL

SOBRE O ESTADO DE ISRAEL

(Para Francisco Santana)

Israel foi sempre Israel desde o início dos "tempos", aliás anteriormente se chamava Canaã e teve um período que se chamou Judéia, quando o Império Romano por ali passou. E porque Judéia? Porque era a terra dos judeus (ou hebreus) contudo para os mesmo sempre foi Eretz israel, porque? Porque era a terra da tribo de Israel.

Os palestinos que você tanto defende nem existiam como povo, os nomades que por ali passavam (não sei se voce sabe que só após a Grã-Bretanha impos os "reinos árabes" durante a I Guerra Mundial, com Lawrence da Arábia é que algumas destas tribos nomades de beduinos começaram a ficar em um só lugar). Bem voltando aos "palestinos". O Império Romano também iniciou a denominar a Judéia como Palestina quando forçou muitos dos hebreus a deixarem sua terra, tal movimento chamasse DIÁSPORA, e desde daquela época até o ato das Organizações das Nações Unidas (Novembro de 1947 - Partilha da Palestina) esta diáspora criou um lema entre o povo hebreu, lema êste finalmente alcançado quando da RECONQUISTA de Jerusalém (que se encontrava na mão da Jordania).

Na tal DIASPORA, os hebreus se deslocaram para se estabelecerem em diversos países da região do Oriente Médio, porém sempre com o lema em mente de um dia retornar a seu lar, Eretz Israel, e reconquistar Jerusalem. Por isso grandes comunidades judaicas forma formadas em países como Iraque, Egito, Siria, etc...

Enquanto isto, Eretz Israel, passava por diversos dominios, tivemos os Romanos, depois diversos outros de diversas origens árabes, até chegarmos ao Império Turco-Otomano até a derrota dêste na I Guerra Mundial, quando o Império Britânico assumiu Eretz israel apelidada como Palestina.

Durante a II Guerra Mundial havia dentro do território de Eretz Israel duas lutas, uma dos hebreus lutando contra os britânicos e outro, de menor intensidade (diga-se de passagem) entre judeus e árabes, ai então denominados palestinos. Mesmo lutando contra os britânicos, muitos hebreus, voluntàriamente, se juntaram ao Exército Britânico, constituindo a Brigada Judaica que participaram ativamente na luta contra as forças do Eixo. Enquanto isto, uma grande facção árabe se aliava as mesmas forças do Eixo...

Ao término da II Guerra Mundial, a discussão sobre o destino dos judeus (hebreus) e palestinos (ex-nômades) encontrava-se em meio a decisões, finalmente em Novembro de 1947 foi determinado pela Assembléia Geral da ONU a constituição de dois países, um Ertez Israel e outro a Palestina. Em dezembro de 1947 o Alto Comitê Árabe da Palestina lançou um ataque de 3 dias a comunidades judaicas na região. Bem aqui começa um outro capitulo que bem demonstra tudo que vem acontecendo desde 1948. Enquanto os judeus se organizavam como um Estado independente e democrático, (antes mesmo de serem um Estado constituído) estabelecendo Ministérios, organizando Forças Armadas, traçando metas de governo, discutindo a Constituição do futuro país, bem...fazendo tudo isto para que quando a entrega do território fosse feita já teriam toda a estrutura administrativa de um país pronta para funcionar... e os palestinos, que tanto voce glorifica e defende, o que faziam? Bem... eles se aliavam ao Egito de Nasser, o grande arauto do nacionalismo árabe, Síria, Jordânia, Iraque, Líbano, etc... aguardando o dia em que a parte do território que lhe cabia na partilha fosse a êles entregue e com a força já constituídos "jogassem os judeus no mar", e assumissem todo o território para eles, mas nada faziam para se organizarem como um Estado (como os judeus estavam fazendo). Conclusão, no dia proclamado como Dia da Independência de Israel, 14 de maio de 1948, forças árabes invadiram Israel dando início a Guerra Árabe-Israelense de 1948 como apoio ao "povo palestino"... bem, perderam a primeira guerra de uma sucessão de outras que se seguiram e seguem até os dias de hoje com os contínuos ataques terroristas de grupos palestinos, sempre apoiados por estados árabes.

Para seu conhecimento, após o término do Primeiro Reino de Israel (750AC), aquele pedaço de terra foi ocupado, temporariamente, por diversos impérios: Assírios. Babilônios, Persas, Gregos, Romanos, Sassanianos e Bizantinos... mas sempre os hebreus (judeus) se mantinham lá em menor ou maior numero dependendo de serem ou "expulsos", "exilados" e escravizados por estes conquistadores. Depois entra na história do domínio turco-otomano que ficou até o ano de 1917, aliás acima cometi um erro... a Brigada Judaica foi criada nesta época (em Eretz Israel, naquela época chamada Palestina) para apoiar os britânicos contra o Império Turco-Otomano, e continuou existindo até o término da II Guerra Mundial... - desculpe-me a falha histórica.

Porque te contar toda esta história, simplesmente para você e toda esta turma de "ignorantes petistas" e até "forças da esquerda" entre os pró-árabes e terroristas muçulmanos tomarem conhecimento da história verdadeira de Eretz Israel, que nunca foi muçulmana ou árabe na acepção da palavra. É uma terra que sempre foi habitada pelo povo hebreu ou povos já desaparecidos desde dos tempos bíblicos, isto milênios e séculos antes que um profeta chamado Muhammad ou Maomé iniciasse a sua conquista das mentes e almas de povos nômades que viviam nas regiões de Impérios históricos, e conseguisse seguidores em sua nova fé, aliás baseada inteiramente nos ensinamentos contidos nas religiões judaica ou hebraica e cristã. Quando mesmo? Em torno do ano 610 DC porém a doutrinação mais ativa iniciou-se em torno de 622 DC, surgindo ai então o Islamismo (ou Religião Muçulmana).

Só mais um detalhe, desde que foi constituído o Estado de Israel muitos palestinos, cristãos e muçulmanos, continuaram a viver em Israel, tendo todas as liberdades como qualquer cidadão judeu (não existem cotas para isto ou para aquilo), inclusive participando democrática e livremente no Parlamento do Estado de Israel e constituindo partidos políticos, aliás o que sempre foi vedado as comunidades judaicas em países árabes... interessante não?

Fernando Bihari

Recebido por e-mail

Nenhum comentário: