A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DESPEDIDA DO EMBAIXADOR DE ISRAEL NO BRASIL

Corpo da mensagem

Shalom e Até Logo

Em menos de um mês, Rachel e Eu estaremos deixando o Brasil após quase três anos de serviços para Israel neste instigante e importante país.

Durante nossa estadia no Brasil, presenciamos o fortalecimento e aprofundamento das relações bi-laterais com este país em várias áreas. Tivemos a grande honra de acompanhar a visita do Ministro das Relações Exteriores de Israel e do nosso Presidente, Shimon Peres, ao Brasil. A primeira visita de um presidente israelense em mais de 40 anos. Tivemos também o privilégio de participar da histórica visita a Israel do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Fomos testemunhas da assinatura de acordos importantes entre os dois países e acompanhamos de perto o processo de ratificação destes acordos pelo Congresso brasileiro, incluindo a homologação do acordo mais importante: o acordo de Livre Comércio entre Israel e o MERCOSUL.

Realizamos esforços especiais para ressaltar as grandes conquistas de Israel nos campos da ciência, educação, cultura, pesquisa acadêmica e muito mais. Tentamos mostrar que Israel é muito mais que um país no centro de um conflito. Trouxemos ao Brasil acadêmicos, escritores, artistas e músicos israelenses como o famoso escritor A.B.Yehoshua, o cantor David D´or, o grupo musical Chorolê – com o seu toque de música brasileiro-Israelense- , o famoso escultor David Gerstein, que expôs seu trabalho em dois dos museus mais importantes do Brasil, e muito mais.

Nos últimos três anos, mais de cem brasileiros participaram, em Israel, dos cursos do MASHAV nas mais diversas áreas como agricultura, saúde pública, educação, segurança pública entre outros. Também organizamos no Brasil um curso na área de serviços de emergência, com a participação de bombeiros de todo o Brasil. Este tipo de atividade é um bom exemplo da excelente relação entre os dois países.

Durante estes três anos, enfrentamos também tempos de dificuldades em nossas relações. Nem sempre Israel e o Brasil concordaram com os desenvolvimentos em nossa região e com o processo de paz entre israelenses e palestinos. Especialmente, em tempos de crise como durante a última operação militar que Israel realizou na Faixa de Gaza para cessar os ataques terroristas contra civis israelenses no sul do país. No entanto, nós sempre mantivemos os canais de comunicação, em diferentes níveis, aberto entre nossos países, para que pudéssemos entender melhor uns aos outros, se não concordar.

Foram três anos intensos, que nos deram a honra e o privilégio de encontrar muitos de nossos irmãos e irmãs da comunidade judaica em todo o Brasil. Voces sempre foram a fonte de fortalecimento e orgulho para nós, mesmos nos tempos mais difíceis em Israel, pudemos sempre contar com vocês.

Tentamos visitar o máximo de Comunidades Judaicas em todo o Brasil, desde Manaus, Recife, Natal e Salvador, nas regiões norte e nordeste, até o Rio de janeiro e São Paulo, locais onde estivemos várias vezes, e Porto Alegre, na região sul. Sinceramente, queríamos ter feito mais e visitado mais comunidades, mas infelizmente nossas atividades em Brasília nem sempre nos permitem realizar estas viagens, como gostaríamos.

Foi um grande privilégio para mim a oportunidade de me encontrar com as lideranças judaicas do Brasil. Um grupo de pessoas muito dedicadas e motivadas, incluindo os representantes da CONIB e das diferentes Federações Judaicas de todo o Brasil; líderes de organizações sionistas como o Fundo Comunitário e amigos de Israel; os movimentos femininos como o Wizo e o Na’Amat; rabinos de inúmeras atuantes Sinagogas e centros religiosos; diretores e professores de instituições judaicas de ensino; presidentes e ativistas de centros culturais e sociais judaicos; líderes e filantropos do campo econômico e banqueiro, o grupo muito motivado de “shelichim” de Israel, ativistas das associações representantes dos excelentes centros acadêmicos e de pesquisa cientifica de Israel, e muitos outros.

Um agradecimento especial aos meus queridos colegas, nossos cônsules honorários no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Rio, o Dr. Osias Wurman não foi apenas meu principal conselheiro em muitos assuntos referentes ao Estado do Rio de Janeiro, suas lideranças políticas e a Comunidade Judaica, mas também um amigo sempre pronto a nos ajudar na organização de visitas de israelenses, personalidades, artistas e outros. Seu dinamismo, entusiasmo e dedicação sionista foram contribuições fundamentais para todos nós na Embaixada.

Dr. Silvio Musman, nosso novo querido cônsul honorário para Minas Gerais, já atuando em muitas iniciativas voltadas para a promoção de contatos israelenses com este importante Estado da Federação brasileira.

Eu acredito que no futuro, com a orientação do meu sucessor, embaixador Eldad, seremos capazes de nominar outros cônsules honorários no Brasil.

Gostaria de expressar, em meu nome e de minha esposa Rachel, uma vez mais, a profunda apreciação e amor a todos os membros desta maravilhosa comunidade judaica do Brasil com a esperança de revê-los, em breve, em Israel – nosso amado país.

Com amor e paz

Shalom

Giora Becher

Embaixador de Israel – Brasília / DF

Nenhum comentário: