A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Financial Times Critica o Brasil

Ex-ministro diz que FT tem razão em criticar o Brasil

qua, 05/10/11
por Thais.Heredia |

O artigo do blog Beyondbrics do jornal britânico Financial Times, que chamou de “hipocrisia” o aconselhamento da presidente Dilma Rousseff aos europeus, provocou um debate apaixonado e ideológico no Brasil. Na opinião do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, “O Financial Times tem toda a razão”.

“A Dilma pisou na bola sempre que falou com ares de quem dava lições aos europeus. Sua afirmação de que o ajuste fiscal não funcionou como saída para a crise dos anos 1980 demonstrou um abismal desconhecimento histórico. Ajuste fiscal no Brasil aconteceu apenas no governo FHC. Salvo esse interregno, a expansão fiscal tem sido a característica do país”, afirma o ex-ministro.

“Antes, quando muito, se evitava uma aceleração dos gastos, jamais sua redução. Isso inclui o meu tempo como ministro, quando se tornou impossível deter a avalanche de gastos provocada pela nova lei fiscal irresponsável Constituição. Nos anos 1980, a despesa pública andava por volta de 25% do PIB. Agora se aproxima dos 40% do PIB”, aponta Maílson.

Sobre a qualidade do sistema tributário do Brasil, feita pelo artigo, Maílson da Nóbrega concorda com a autora. “O sistema tributário da União Européia tem estrutura melhor e é mais socialmente justo do que o de outras regiões ricas, particularmente o americano. No lado oposto, o Brasil tem um dos piores, se não o pior, sistema tributário do mundo: mal estruturado, caótico, com carga tributária excessiva e brutalmente regressivo”, diz o ex-ministro.

“Outro deslize (da presidente) foi dizer que a crise de 2008 teve como causa a ausência de regulação. A crise derivou de um conjunto de muitas causas, entre as quais a deficiência de regulação (e não a falta dela) é apenas uma”, avalia Maílson sobre a comparação do sistema bancário do Brasil e o resto do mundo.

Muitos leitores do G1, num debate acalorado no espaço reservado aos comentários, concordam com avaliação do ex-ministro. Na opinião deles, o Brasil ainda tem muitos problemas a resolver antes de dar conselhos aos europeus. Por outro lado, outros muitos leitores se indignaram com o “insulto” e o “preconceito” contra o Brasil, identificado no artigo do jornal britânico.

Quem não se pronunciou sobre o assunto foi a própria presidente Dilma ou alguém de sua equipe. Esperava-se que pelo menos o ministro Guido Mantega falaria alguma coisa em defesa do governo. Mas nem ele apareceu. A presidente continua em viagem pela Europa e, na visita à Bulgária, voltou a falar sobre a situação dos países europeus e, novamente, sobre os efeitos das políticas adotadas pelos governos da região.

“Os países desenvolvidos que não encontraram equilíbrio entre ajuste fiscal e incentivos à economia encontram-se em uma encruzilhada. No Brasil, resistimos à crise porque apostamos no fortalecimento do mercado doméstico. (…) A crise atual tem na Grécia o ponto de mais radiação e está a exigir a ação articulada e solidária de todos os países”, disse a presidente.

Na opinião de Maílson da Nóbrega, por ação solidária, não necessariamente, entende-se dizer por onde os europeus devem sair da crise. “É discutível se um chefe de governo deve fazer críticas a outros países. Mesmo se fosse diplomaticamente correto, a crítica deveria ser correta e não externar meras visões impressionistas”, afirma.

Nenhum comentário: