A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AS DUAS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO

AS DUAS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO

Data: 18 dezembro 2011 | Seção : Paulo Rosenbaum

Submarino.com.br

por Paulo Rosenbaum –

Relutei o quanto pude, mas Bernard Henri-Levy estava certíssimo em pelo menos uma percepção: as duas grandes religiões do mundo contemporâneo são laicas, o antiamericanismo e o antissionismo (eufemismo para judeofobia).

Não tenho a menor pretensão de totalizar uma análise das causas históricas que levaram a esse estado de coisas, mas não me furto a evidenciar os efeitos da história. As evidencias são longas e impressionantes e um de seus efeitos é claro, a mídia eletrônica está sendo usada contra a paz.

Os ataques que venho recebendo só certificam que o caminho é esse mesmo.

Não moverei um mícron da linha analítica que vendo adotando e não por apego ideológico, nem pela condição de judeu contemporâneo não alinhado com nenhum grupo ou escola, mas por uma teimosia fundamentada nas tradições monoteístas: a paz é o objetivo, mas a paz não é natural nos homens.

O tribalismo e o ódio entre grupos rivais, o preconceito racial, étnico ou social (não resistiriam a nenhuma análise) são atavismos que só serão superados se e quando a relação entre as pessoas mudar completamente de configuração ou de espírito, se se quer ser mais radical, enquanto isso não acontecer eles serão necessários para a maior parte das pessoas que se sentem assim pertecentes a uma ou outra tropa.

Este battle-field ou campo de batalha (que James Joyce reformulou como bluddel-filth, sangue sujo) só mostra certo fracasso da experiência humana em conviver com o diverso e o contraditório.

Rezo para que isso mude.

Rápido.

http://br.mg3.mail.yahoo.com/neo/launch?.rand=1780166225&clmigstart=20110628

Um comentário:

Anônimo disse...

Brilhante!!