A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


quarta-feira, 18 de julho de 2012


A nova lorota do PT

Os petistas passaram boa parte do período Lulla se ufanando de que o produto interno bruto (PIB) da primeira década do século 21 (sob Lulla) foi superior ao do governo de Fernando Henrique Cardoso -- como se fosse honesto comparar conjunturas tão distintas como as vividas pelos dois ex-presidentes. 

Deu certo: Lulla reelegeu-se, elegeu sua sucessora e os petistas convenceram muitos desavisados de sua suposta supremacia.
 Só que é impossível enganar todos o tempo todo e, agora que a demanda global já não dá aquela "mãozinha", o que se vê é... morro abaixo! 

A cada dia novas projeções indicam números pífios para o B do Brics. Então, como o PIB não ajuda, o jeito é "olhar para outros rankings" (como diz Dilma) e neles procurar algo que justifique algum otimismo -- particularmente neste ano eleitoral.
É isso que está por trás do último discurso da "mãe do PAC", que acaba de minimizar a importância do crescimento do PIB, tentando persuadir-nos a olhar para outros indicadores -- quem sabe, mais vantajosos. 

Considerando, contudo, a péssima posição do País no IDH, no índice de Gini, no ranking da Unesco, entre outros rankings consagrados, vai ser difícil encontrar algo de positivo que sirva como consolo pelo novo "pibinho" que se descortina no horizonte.
Para o Brasil alcançar os países desenvolvidos em 2050 (renda per capita anual de US$ 75.130), nossa renda per capita teria de aumentar 5,3% ao ano. 

Para isso o PIB brasileiro teria de crescer mais que 6% ao ano. O que, então, seria (para Dilma) a "capacidade do País, do governo e da sociedade de proteger o seu presente e o seu futuro"? Com o atual ritmo de crescimento de nossa economia, muito inferior ao dos demais emergentes, a que "futuro" se refere a "presidenta"?

SILVIO NATAL

silvionatal49@yahoo.com.br


"BONITO  PARA A NOSSA  CARA!..."

Nenhum comentário: