A UPEC se propõe a ser uma voz firme e forte em defesa da ética na política e na vida nacional e em defesa da cidadania. Pretendemos levar a consciência de cidadania além dos limites do virtual, através de ações decisivas e responsáveis.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ambiguidade


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

Ao tomar conhecimento do atentado terrorista perpetrado em Paris contra o periódico francês Charlie Hebdo - deplorável sob todos os aspectos - a Presidente Dilma apressou-se em manifestar sua indignação contra o ato, condenando-o e qualificando-o como uma barbárie e um ataque contra um dos pilares do regime democrático - a liberdade irrestrita de imprensa. 

Não nos esqueçamos porém que, quem assim ora se posiciona é o mesmo mandatário máximo que, em setembro de 2014, na ONU, defendeu o estabelecimento de um diálogo amigável com os sanguinários decapitadores do chamado Estado Islâmico, constrangendo o Brasil diante da comunidade internacional. 

Tenhamos em mente também que se trata da mesma autoridade máxima de um governo que recorrentemente dá sinais de possuir um nítido desejo de impor um controle da mídia, solertemente já em execução, como o demonstram os amordaçamentos de vários jornalistas e formadores de opinião, afastados de seus horários e espaços habituais, que ousaram, com assertividade competente  e estilos próprios, formular pontos de vista contrários  às políticas e procedimentos originados nos recônditos do Planalto. 

Finalmente, lembremo-nos da recente declaração do Ministro das Comunicações, Ricardo  Berzoini, ao afirmar ostensivamente ter intenção de avançar dispositivo de regulamentação dos meios de comunicação, mediante  consulta a grupos sociais, como sindicatos e partidos políticos. 

Estejamos atentos, portanto, às ambiguidades desse governo, que impedem que a sociedade saiba quais são suas verdadeiras linhas de ação e intenções.  


Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário: